Este blogue destina-se a exposição de uma actividade realizada na sala das tartarugas no Colégio do Marítimo, na cidade do Funchal.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reflexão

Concluímos o nosso trabalho reflectindo sobre os objectivos e competências a desenvolver futuramente na prática pedagógica, e cruzando-os com os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas teóricas da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional V, constatamos que de um modo geral foram atingidos. É de salientar as várias etapas da actividade proposta, no que diz respeito à aceitação e desenvolvimento da mesma bem como a auto avaliação efectuada. Esta actividade inicialmente foi pensada e estudada com a educadora cooperante. Depois de tomada a decisão de fazer a digipapa com as crianças, sentimos a necessidade de integra-la num projecto natalício e assim nasceu o calendário do advento. 
A realização do calendário do advento foi um trabalho árduo e muito pormenorizado, tendo inicio na escolha do material a utilizar, em que envolvesse várias técnicas, entre outras, a colagem, a pintura, a rasgagem etc. A escolha das actividades para os diferentes dias foi também muito importante uma vez que a sua maioria iriam ser realizadas pela educadora e auxiliares da sala e porque acima de todo tinham de ser actividades que se integrassem na faixa etária das crianças e no seu patamar de desenvolvimento. A maioria destas actividades foram realizadas por nós com a excepção, da história, dos balões, dos bombons, a medalha de bom comportamento e a corda. 
Este trabalho foi preparado em mais ou menos 3 semanas, a parte da pintura exigiu uma grande parte deste tempo pois houve um tempo de secagem a ser respeitado. Contudo, foi um trabalho muito produtivo e realizado passo a passo a pensar na reacção das crianças. Foi um sucesso, as crianças adoraram foi notória a sua satisfação e alegria. Em conversa com a educadora da sala, soubemos que até à interrupção Natalícia foram realizadas as actividades propostas no calendário do advento e que auxiliaram o desenvolvimento de algumas actividades programadas pela educadora.As maiores dificuldades sentidas focam-se na abordagem da actividade propriamente dita. Embora o tema do calendário do advento já tivesse sido iniciado na semana anterior à actividade, o que ajudou as crianças interiorizarem algum conhecimento. A introdução da digipapa embora bem aceite e entusiasmadamente trabalhada com as crianças, deveria ter sido mais explorada. 
Segundo a pequena reflexão realizada com a educadora após toda a actividade achamos que a exploração da digipapa podia ter sido mais trabalhada. A ansiedade e o nervosismo foram condicionantes no início de toda a actividade uma vez que esta foi a nossa “estreia” no campo profissional. Achamos que são sentimentos naturais do acontecimento e que com a prática ultrapassaremos.Foi uma alegria e um prazer muito grande trabalhar com toda a equipa da sala das tartarugas, sentimos desde o início das 3 semanas que lá estivemos todo um prazer e cooperação o que nos ajudou muito na integração com o grupo. 
A elaboração da actividade foi muito enriquecedora e produtiva pois possibilitou-nos ampliar o nosso conhecimento e experiência sobre a educação de infância através da envolvência com a realidade bem como os conhecimentos adquiridos e aprofundados na área da expressão plástica e na área da informática.

0 comentários:

Enviar um comentário