Este blogue destina-se a exposição de uma actividade realizada na sala das tartarugas no Colégio do Marítimo, na cidade do Funchal.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caracterização do meio da criança

Para uma mais precisa caracterização do grupo realizamos um questionário dirigido aos pais das crianças, este visa o conhecimento do meio familiar e social da criança, bem como algumas rotinas.



Questionários


A informação recolhida através dos questionários encontra-se representada em pequenos gráficos.


A sala das tartarugas é constituída por 16 crianças, tendo 8 com 3 anos de idades e 8 com 4 anos de idade.


Gráfico 1 – Idade das crianças


Neste grupo de crianças não existem filhos únicos, existem quatro crianças que têm um irmão, duas crianças que têm dois irmãos, uma criança que tem três irmãos, uma criança que tem quarto irmãos e três crianças  que têm três irmãos.




Gráfico 2 – Número de irmãos


A maiorias das crianças vivem só com os pais, existindo dois pequenos grupos, onde um, as crianças  vivem com os pais e outros familiares e outro as crianças vivem com outros familiares.



Gráfico 3 – Com quem reside


Na sala das tartarugas a maior parte das crianças são residentes na área de Santo António,destacando-se um pequeno número residente no Funchal e outro no Caniço.


Gráfico 4 – Zona de Residência


Habitualmente as crianças deitam-se cedo, salienta-se uma minoria que vai para a cama um pouco depois da hora recomendada.


Gráfico 5 – Hora de dormir



Em relação ao jantar verificou-se que são poucas as crianças que não jantam com os pais, aumentando ligeiramente o número de crianças que jantam somente às vezes e salientado a grande maioria que janta diariamente.


Gráfico 6 – Jantar em Família


São várias as brincadeiras e ocupações que as crianças preferem nos seus tempos livres como brincar com a plasticina, brincar as escondidas, jogar à bola entre outras mas a mais preferida é ver televisão.


Gráfico 7 – Brincadeira


 Apenas uma criança possuí alergias, à picada do mosquito.




Gráfico 8 - Alergias



Quanto às habilitações literárias dos pais, constatou-se que 11 pais possuem o nível secundário, oito têm o 3º ciclo, seis têm o 2º ciclo, três têm o 1º ciclo e três são licenciados.


Quadro 1 - Habilitações

Segundo as profissões dos pais, para podermos realizar o índice sócio-profissional familiar, tivemos de recorrer ao Instituto Nacional de Estatística, mais precisamente, às classificações das profissões, versão de 1994 e a partir daí podemos qualificar cada um e cruzar com a nomenclatura da mãe com o pai e fazer o índice sócio-profissional familiar dos pais das crianças da sala.



Legenda:
EDL – Empresários, Dirigentes e Profissionais Liberais
PTE – Profissionais Técnicos e de Enquadramento
EE – Empregados Executantes                           
O - Operários 
AEpl – Assalariados Executantes Pluriactivos
Quadro2 -  Profissão

0 comentários:

Enviar um comentário