A actividade realizada foi pensada por nós mas trabalhada juntamente com a educadora da sala. A nossa prioridade foi realizar uma actividade com as crianças que as envolvesse na sua fase de desenvolvimento, que se enquadrasse no projecto curricular e na época natalícia que se vivia no momento.
Daí surgiu a ideia de fazer “digipapa” com as crianças, é uma actividade que para além de despertar a curiosidade nas crianças, trabalha a motricidade fina e pode tornar-se num mundo cheio de fantasia no que toca à imaginação. O problema agora era envolver esta actividade num ambiente natalício. Foi então que falamos com a educadora e nasceu a ideia de fazer um calendário do advento. Decidimos então colocar a actividade da digipapa no dia 2 de Dezembro, dia da realização da nossa actividade e atribuir actividades aos restantes dias do calendário do advento para serem posteriormente realizadas pela educadora e pelas auxiliares.
A abordagem à actividade foi feita com uma história, contada por nós na semana anterior cujo título era o Natal de Jesus e continha um calendário do advento no seu interior, este ajudou-nos a explicar em que consistia o calendário do advento. Desta forma no dia 2, começamos por pedir às crianças que nos recontassem a história, o que foi um sucesso. A partir de então prosseguimos à apresentação do calendário realizado para nós e oferecemo-lo à sala. Exploramos o calendário e respondemos às várias questões colocadas pelas crianças. Posteriormente pedimos um voluntário para ver o que continha no envelope do dia 1 do calendário, uma vez que tinha sido feriado, oferecemos-lhe uma história. Voltamos a pedir outro voluntário, desta vez para abrir o envelope do dia 2, este continha a actividade da digipapa.
Depois de abordada a actividade e explorado os matérias, dividimos a turma em dois pequenos grupos. Enquanto uma aluna realiza a actividade com um grupo, a outra aluna contava a história que tinha sido oferecida.
Com o auxílio da educadora e das auxiliares, começamos por colocar os aventais nas crianças e a dividi-las pelas duas mesas de trabalho. Em seguida começamos por deitar um pouco de digipapa para cada criança e começamos então por explora-la, pintado com os dedos, depois as mãos e finalmente a mesa. No final foi feito um desenho com os dedos e este foi “copiado” para uma folha A3 e exposto numa parede da sala previamente preparada em que continha o calendário do advento no centro.
Instituição: Colégio do marítimo
Sala das Tartarugas, com crianças de 3 e 4 anos de idade
Alunas: Merícia Nóbrega e Natacha Belo
Educadora da Sala: Elsa Correia
Data da Actividade: Dia 02 de Dezembro de 2009
1. Actividade: Digipapa
2. Definição de objectivos:
- Desenvolver a motricidade fina.
- Estimular a curiosidade na criança.
- Explorar a imaginação de cada criança.
- Despertar para materiais novos na realização do desenho
3. Conteúdos a desenvolverem:
- Conhecimento e exploração de novos materiais e sensações.
- Desenvolver a capacidade de expressão através do desenho.
4. Recursos materiais:
- Farinha
- Agua
- Detergente da loiça
- Sal
- Corante alimentar
5. Actividade complementar:
- Copiar o desenho para uma folha A3 e expor na parede da sala.
Material utilizado:
- Folhas A3
- Pequenos cartões com o nome de cada criança
- Postit
Avaliação /Reflexão:
- Avaliar a capacidade de interpretação e consolidação da história com a actividade.
- Avaliar a capacidade de reconto da história com vista à introdução da actividade.
- Observar a atitude crítica da actividade proposta.
- Observar a autonomia e criatividade de cada criança.
0 comentários:
Enviar um comentário