Este blogue destina-se a exposição de uma actividade realizada na sala das tartarugas no Colégio do Marítimo, na cidade do Funchal.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caracterização do grupo

O grupo é constituído por 16 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. Possui 12 crianças do sexo masculino e 4 acrianças do sexo feminino.
No que diz respeito à nacionalidade das crianças, estas são na sua maioria de nacionalidade portuguesa destacando-se apenas uma de nacionalidade estrangeira.
Este grupo caracteriza-se pela alegria das crianças, elas são muito sociáveis, cheia de energia e predispostas para novas vivências e aprendizagens. Adoram brincar, bem como ouvir histórias e colorir desenhos.
Segundo Piaget , estas crianças incluem-se num estádio pré-operacional e devido à sua tenra idade, aprendem de uma maneira mais lenta e com estratégias próprias. Piaget defende que estas estratégias são o início da meta para o desenvolvimento do pensamento, no entanto modificáveis ao longo do tempo, visando a relação entre a criança e o meio ambiente.
As crianças de uma maneira geral são autónomas no entanto necessitam de uma pequena orientação no que diz respeito à sua higiene oral, à ida à casa de banho, no vestir e despir a roupa e ainda na realização de alguma actividades realizadas com a educadora.
No que diz respeito à alimentação, mais precisamente no lanche da manhã o grupo carece de alguma orientação e incentivo

0 comentários:

Enviar um comentário